• Danielle Igreja

Aprenda o uso destas Técnicas para Aliviar a Dor de seu Bebê sem usar Medicamentos/Remédios!

Essa é a minha Malu, hoje com 2 anos e 3 meses. Mais quando ela era bem bebê sofria muito com cólicas. E eu como fisioterapeuta pélvica, adoro recursos não medicamentosos para alivio dessas dores.

Então utilizei de vários recursos:

· Massagem no abdômen

· Exercícios de alívio

· Bolsa de ervas

· Banho de camomila

· Contato pele a pele

· Enrolar em charutinho

· Músicas e momento relax

· Acupuntura

Nós sabemos que mais ou menos as 17:00/18:00 horas começa o horário mais difícil para o controle de cólicas.

Então quando ia chegando esse horário, já preparava o ambiente, tirava ela de locais com outras pessoas, visitas principalmente, colocava uma luz mais baixa e aconchegante uma música calma (costuma cantar para ela, mesmo não tem uma voz muito bonita, ela gostava 😂).

Ia massageando o abdômen com movimentos circulares no sentido horário. Podem utilizar a mão em formato de concha, passando em baixo das costelas e indo em direção ao púbis, colocando uma pressão suave.

Exercícios como: dobrar as pernas do bebê, suavemente, colocando joelhos sobre o abdômen, posteriormente estiquem levemente. Podem também utilizar esse mesmo movimento unilateralmente (como um movimento de pedalar).

Prepara um banho bem morninho, e coloca um saquinho (desses de presente de pano furadinho) com erva de camomila.

Após banho, utilizava um cueiro para fazer um charutinho. Onde consiste: dobrar o cueiro formando um triângulo e enrolar o bebê mais apertadinho (tenham cuidado em não deixar o quadril muito apertado, pois as pernas do bebê, devem ficar abertinhos devido ao ângulo do encaixe do quadril).

Outras vezes utilizava o recurso pele a pele (e para apoio utilizava o Sling) , pois assim o nosso calor do corpo, passa para o bebê aliviando a musculatura. Além da sensação de aconchego próximo ao útero.

Outro recurso que adorava era a almofadinha de ervas. Hoje você já encontra pronta o mercado para comprar.

Mais assim como eu você mesma pode produzir:

I. Arroz e ervas (erva doce e camomila, foram as minhas escolhas).

II. Cortar um tecido com 15 cm de largura e 14 cm de altura

III. Coloque a mistura entro do tecido e costure a mão (ou em máquina, se você tiver uma vozinha como a minha !!!)

Antes de utilizar coloque por 10 seg no micro-ondas e coloque sobre a barriguinha do bebê (protegida por um tecido, pode ser a frauda ou o próprio body) lembre-se de testar a temperatura antes em você!

Caso ainda esteja muito difícil, vocês podem tentar Acupuntura. Que é vida!! Eu gosto muito dos profissionais que utilizam o laser para estímulos dos pontos.

Espero que essas dicas ajudem a acalmar o coração de uma puérpera!!

Beijos beijos

Dra. Danielle Igreja