Buscar
  • Danielle Igreja

Saiba o que fazer quando o Bebê esta Pélvico ou Sentado na Gestação

Meu bebê esta Pélvico/Sentado na Gestação, e agora ?


Você está gestante e seu bebe está sentadinho, e tem o desejo de ter o parto de via vaginal?


Temos a certeza que a posição cefálica é mais segura para o parto normal, por isso podemos tentar dar aquela ajudinha para o bebe virar antes de entrar no trabalho de parto.


É fisiológico, o bebe estar cefálico (de cabeça para baixo). Mais com quanto tempo devo me preocupar, se ele não estiver na posição?


Quando o bebê ainda é bem pequeno, ele tem bastante espaço, então não tem que se preocupar pois ele está dando cambalhotas em seu útero. Mais a medida que ele for crescendo ele deve ir se posicionando, para a postura cefálica, afinal o útero tem um formato de pera invertida, assim ficaria mais confortável para ele.


Pesquisadores do centro médico Hospitalar Sueco em Seattle, nos Estados Unidos, apontam que entre 96% e 97% dos bebes ficam de cabeça para baixo até o parto, mas 3% a 4% permanecem sentados ou deitados.




Idade Gestacional e Possíveis Posições Fetais


ANTES DAS 24 SEMANAS: Diagonais ou laterais de forma trasnversa.

25-29 SEMANAS: Verticais e alguns sentados.

30 A 33 SEMANAS: A maioria já deve estar cefálico (já pode começar procurar um profissional, especializado para aplicação de exercícios, quanto menor o bebe melhor para resultados positivos)

34 SEMANAS: CEFÁLICO (caso não esteja, procure um profissional especializado para começar os exercícios)

37 SEMANAS: CEFÁLICO (caso o bebe persista pélvico, pode procurar um médico especialista em VCE – versão cefálica externa)


Mais por que alguns bebes não viram?


Muitas das vezes o problema é falta de espaço, não possibilitando o movimento natural, mulheres com ligamentos e músculos mais tensos e rígidos.


Gail Tully apresentou no Siaparto (Simpósio internacional de Assistência ao Parto) a técnica do Spinning Baby (que significa : bebes girando), e propõe exercícios baseados também na técnica crânio sacral, com o objetivo de dar alongamento e flexibilidade como dos ligamentos, como o ligamento útero Sacral, possibilitando assim que o bebe gire espontaneamente.


Outra possível causa, são placentas baixas e marginais, cordão umbilicais curtos, circulares de cordão, baixo liquido amniótico (esse conseguimos melhorar, em sua grande maioria, com aumento de ingestão de agua).


Então vamos lá .... vamos começar com as dicas para ajudar esse baby a virar:


1. Exercícios: (Procure um profissional especializado)


Antes dos exercícios tentem observar se o bebe está acordado (caso possam , comer um chocolatinho antes ajuda)


I ) Método de Inclinação Pélvica

Esse exercício ajuda o bebe a fazer a flexão (colocar o queixo no peito);

Deixe o quadril cerca de 30 a 45 acima da sua cabeça. O jeito mais fácil é colocar um travesseiro em baixo dos glúteos.

Realizar: 3 vezes ao dia de 10 a 15 min.


II ) Método de inversão inclinada para frente

Ajoelhe sobre o sofá ou cama e apoie os antebraços no chão (muito cuidado para não cair). Mantenha o quadril para cima e queixo para dentro e relaxe.

Realizar: 3 a 4 vezes ao dia por 30 segundos.


III ) Método de inclinação para frente com mobilização pélvica

Irá antes a postura anterior e fazer um círculo com o quadril na postura invertida.

Realizar: 3 vezes ao dia, realizando 20 círculos da direita para a esquerda e 20 círculos da esquerda para direita.


2. Ingestão de liquido

Mesmo utilizando os exercícios para o bebe girar, temos que preparar o meio para que ele consiga fazer o giro. Então precisamos aumentar a quantidade de ILA (liquido amniótico) para isso indicamos ingerir uma média 4 litros de água por dia.


3. Uso da piscina

O fato de ficar imerso na piscina (de preferência na altura da clavícula) faz com que o útero suba ajudando o bebe a fazer o giro. Exercícios de mobilização pélvica nesse meio ate mesmo cambalhotas ajudam a pelve a se mover com o útero mais livre, além de promover um relaxamento dos ligamentos e músculos.


4. Compressas quentes e frias

Aplicar bolsas frias na parte de cima da barriga e bolsas quentes/morna (cuidado com queimaduras, coloque uma toalha sobre a pele) na parte de baixo da barriga , faz com que a musculatura se contrai em cima e relaxe em baixo, fazendo com que o bebe fuja do frio estimulando o giro.


5. Use som, voz ou luz

Os bebes respondem muito bem esses estímulos então, podem colocar música ou pedir para o parceiro(a) conversar, ou apagar tudo e colocar uma luz na parte de baixo da barriga.


6. Acupuntura

A acupuntura existe pontos onde podem estimular o relaxamento. e também o bebe a ficar mais ativo, como o ponto BL 67 (ponto do lado do dedo mindinho do pé), indicado a fazer moxabustão (normalmente de Artemísia). Procure um profissional especializado!


7.VEC

Técnica realizado por obstetras com experiência nessa técnica (não são todos que fazem). Utilizada normalmente a partir de 37 semanas após as tentativas anteriores. Trata de uma técnica onde o médico ira virar manualmente seu bebe (não cirúrgico). É importante monitorar o batimento cardíaco do bebe. Tem sucesso em 58% dos casos.


E aí curtiram as informações ? Compartilha essa informação tão valiosa com sua amiga ou paciente para que ela aprenda esses macetes para sua vida!


caso queiram saber mais fiquem ligados em nossos canais de instagram: @daniigreja e youtube : Programamamybaby!!

Dra Danielle Igreja – Fisioterapeuta pélvica


9,962 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

PILATES
YOGA
Fisioterapia Pélvica
Acupuntura

CURSOS PRESENCIAIS

Pilates Mamy Baby
Aula de Parto

CURSOS ONLINE

Pilates Mamy Baby Pós Parto
Pilates Mamy Baby Gestante
Aula de Parto

MATERIAIS GRATUITOS

© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia. Desenvolvido por Novagencia Digital