• Danielle Igreja

O que são Cones Vaginais? E para que servem?

Quando pensamos em fazer o treino de força, precisamos de alguns coisas:

- Preciso saber como é o jeito correto de fazer o movimento;

- Temos um periodização

- Começamos inicialmente sem cargas

- Posteriormente começamos a introduzir cargas

- Aumentamos as cargas gradativamente

- E assim oscilamos entre vários tipos de periodização e cargas para vários objetivos!

Esse são uns dos padrões para qualquer musculatura do corpo e não seria diferente com a musculatura do assoalho pélvico.

No caso do períneo as nossas cargas (anilhas), são os cones vaginais , que tem formato anatômico para o canal vaginal, proporcionando um estímulo para a mulher fazer a contração da musculatura do assoalho pélvico (MAP).

A função principal do MAP é sustentar os órgãos internos. E o treino de força ajuda nesse processo . Além de melhora em patologias como incontinências, prolapsos. Também podem ajudar no parto e no desempenho sexual.

E qual é o peso ideias para mim?

Como em uma academia, realizar treinos sem orientações podem não fazer efeito ou até mesmo se lesionar. Então o ideal é que procure um fisioterapeuta pélvico para fazer o treino de força. Mais sabemos que esse recurso é vendido facilmente em sexy shops, ou na internet.

O teste para o cone ideal é aquele que quando você introduz você consiga sustentar com a musculatura contraia de 2 a 8 segundos e quando você relaxe ele caia (com você na postura de pé). O cone deve ser introduzido profundamente (no meio da vagina) deixando a parte do fio para for a da vagina.

O tempo de uso dos cones irá variar de acordo com o tipo de treino proposto. Procure um profissional de fisioterapia pélvica.

Dra. Danielle Igreja

Fisioterapeuta pélvica