• Danielle Igreja

Saiba como usar Absorventes Congelados de Camomila para Pós-parto Imediato.

Está gestante, e já está pertinho de receber seu bebe em seus braços? Pretende ter um parto de via vaginal?

Já ouvir falar nos absorventes de camomila?

Então vamos lá ....

O uso da crioterapia na obstetrícia (que poderia ser o absorvente congelado), consiste em redução de temperatura local. Já está comprovada em vários artigos, e seus benefícios, onde consiste na redução de edema (inchaço), prevenção de hematomas, alivio de dores perianal após parto vaginal.

Essa técnica é bem interessante, pois é fácil de se aplicar, não invasiva, de baixo custo e poucos efeitos colaterais ou contraindicações.

O tempo de aplicação da técnica, é indicado entre 10 a 20 min, pois assim a temperatura resfria e se mantem entre 10° a 15°, tendo todo seu efeito mantido. Tempo como 5 minutos já foram vistos em estudos, serem insuficientes.

Podem ser usados na primeira hora pós-parto e se mantendo por dias (podem utilizar 3 dias após, ou até mais em caso de dor, desconforto e edemas).

Vocês também podem associar a crioterapia com utilização de algumas ervas a mais comum é a camomila, que tem o efeito de calmante da pele, anti-inflamatória, e ajuda a recuperar o pH vaginal.

Mais temos outras opções como:

Arnica: anti-inflamatória, calmante da pele, ótima para pós cirúrgicos ou recuperação de contusões, alivia o inchaço, antibacteriana, analgésica.

Barbatimão (casca): queridinho das parteiras, é um poderoso cicatrizante, anti-hemorrágico, antibacteriano, antisséptico, excelente para recuperar aquelas micro lesões, cortezinhos ou arranhaduras no canal vaginal.

Melaleuca: fungicida e bactéria.Calêndula: bactericida, anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica.

Hamamélis: anti-inflamatória, adstringente, calmante, analgésica, excelente também para hemorroidas.

Lavanda: antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória e analgésica. Como se não bastasse, ainda é linda e cheirosa.

Então se você estiver já no terceiro trimestre de gestação , a partir de 36 semanas, já pode preparar seu absorvente de camomila, e já deixe separadinho no congelador de sua casa, para quando você entrar em trabalho de parto leve ele junto com você para o hospital ou onde irá ter o bebê.

Segue abaixo a receitinha que usei no meu pós-parto:

1. Ferva 300 ml de água

2. Coloque camomila, pode fazer bem concentrado (de preferência a erva mesmo, e não aqueles preparos de chás)

3. Desligue o fogo e tampe e deixe esfriar.

4. Coloque uma média de 14 colheres de sopa no absorvente noturno (dica: não compre aqueles absorventes que tem o tecido plástico)

5. Aplique 3 gotas no centro de óleo de melaleuca.

6. Enrole separadamente em sacolinhas plásticas, de preferencia aberto.

7. Coloque no congelador.

Dicas finais para seu Absorvente Camomila Pós-parto:

· Anotem tudo que forem levar para a maternidade e coloquem na porta da geladeira, assim quando você entrar em trabalho de parto, não tem que preocupar-se se esqueceu algo;

· Peça para a pessoa que ira te acompanhar dar um ok na frente de cada item da lista assim que pegar;

· Se você preferir já concentre a maioria das coisas em um único local (no meu caso coloquei tudo dentro do berço) por que nós sabemos que homem não costuma achar nada, principalmente na hora do nervosismo.

Bom parto e pós-parto!!

Dra. Danielle Igreja

Fisioterapeuta de Saúde da mulher e pélvica

@daniigreja